segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Vigésima nona semana – 92% de fracasso e 08% de ilusão.

Gostaria de começar este post pedindo desculpas a banca pela tragédia e a situação que o aplicativo foi apresentado na terça-feira (30/08), ao nosso orientador Profº Fernando Aires por qualquer ofensa que eu possa ter feito a ele ou a ao Profº Renato no post da vigésima quinta semana (Vigésima quinta semana - Pil2, um novo grupo, com uma nova jornada e novas metas). Também gostaria de agradecer a presença do Profº Ivan Martinez na nossa apresentação esta semana (30/08).
Voltando ao resumo da semana, na segunda-feira o grupo finalizou os slides da apresentação final e o roteiro a ser seguido nela, em paralelo cada membro foi trabalhando ao máximo em suas atividades para conseguir adianta-la ao máximo para apresentação. O Lucas focou mais no desenvolvimento do Servidor Web para iniciarmos o serviço de envio e recebimento de dados dele no Android, o Walace arrumou os erros e equívocos das métricas e preparou o vídeo Gource do grupo para ser apresentado. A Izabella Sophia reparou o design dos slides e pesquisou as ferramentas que usaríamos para projetar a tela do celular no computador, eu (Luiz) reparei alguns erros e bugs da programação Android e comentei algumas classes que estavam sem comentários no projeto.
Na terça-feira com o prazo no pescoço e o tempo acelerado o grupo focou mais em se preparar para a apresentação e finalizar o pontos mais urgentes considerados por nós.  Porém com a pressa e nervosismo vários problemas surgiram como o notebook a ser utilizado não ter dado certo, tendo que o grupo arrumar um em cima da hora, e este arrumado não funcionou muito bem. O dispositivo em que a APK (arquivo executável) do projeto estava pegou vírus e não havia backups de fácil acesso e o grupo não conseguiu fazer um ensaio geral como desejado devido a dispersão dele para solucionar os problemas e finalizar as tarefas.
Na apresentação estávamos bastante nervosos e apreensivos devido a situação em que o grupo se encontrava, o que fez com que cometêssemos alguns deslizes e falássemos coisas sem a devida reflexão exigida. A apresentação desconsiderando os atrasos na montagem de equipamentos e chegada da turma durou 57 minutos, o que fez com certeza o grupo perder alguns pontos pelo estouro do tempo. O que a banca disse em relação ao grupo não fugiu muito do que estávamos esperando no pior caso, porém houve críticas que achássemos que não receberíamos e recebemos, principalmente na documentação. Fazendo um breve resumo do que foi dito pela banca a respeito do grupo: foram criticados os atrasos e má distribuição do tempo e tarefas entre os membros, o conteúdo pouco explicativo na maiorias dos capítulos da monografia, falta de justificativa em certas afirmações e pesquisas escritas, vocabulário muito vulgo e repetitivo na apresentação e na monografia, bastante falta de conteúdo na programação e na monografia, desunião dos membros e convergência de ideia do projeto  e falta de comprometimento e comunicação entre os membros e com os clientes.
No fim da apresentação os avaliadores da banca colocaram em reflexão para nós o questionamento de que se melhoraríamos e reverteríamos esta situação se unindo e voltando a ser como no 1º bimestre, ou continuaríamos a procrastinar, enrolar e a seguir desunidos em direções diferentes no projeto.
No resto da semana o grupo ficou refletindo nesta questão, pensando no seus erros individuais e capacidade e vontade de mudar esta situação. Eu (Luiz) e a Izabella relemos as versões de monografias corrigidas pela banca, para dar início aos reparos e pensar como reverter a situação do grupo no futuro do projeto. 

“A derrota na competição não deve ser uma fonte de desânimo ou de desespero. É sinal da necessidade de uma prática maior e de esforços redobrados junto a mudanças.” ― Jigoro Kano (adaptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário